terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pratos que comi viajando (ou viajei comendo!)

Hello! How are you? Good? So... o post de hoje é meio diferente dos anteriores... resolvi fazer uma coletânea das fotos sob o sugestivo tema "Pratos que comi viajando (ou viajei comendo!)" porque adoro viajar - boba eu, né? e única! - e penso que faz parte da viagem conhecer de perto a cultura local, envolver-se com suas cores, seus sabores e aromas, participar e submergir mesmo no destino para que seja uma experiência, uma vivência integral de bons momentos.

Nada a ver, quase revoltante, ir para um lugar incrível, inédito, que você nem sabe se vai voltar lá um dia, e comer uma deliciosa esfirra H ou um inesquecível "Big não sei o quê", iguais a todos os outros de qualquer shopping daí da sua cidade... Ah vá, fala sério?! 

Gosto de apreciar, explorar, fotografar e degustar cada temperinho diferente, sabe aquela coisa de você se perguntar "uau! mas o que será que usaram aqui nesse prato?!" Isso é o feeling da coisa! É isso que ajuda a perpetuar lembranças e permite reviver histórias, na minha singela opinião...

 Então, fiz uma seleção de pratos especiais e inesquecíveis que tive o prazer de escolher em diferentes lugares e que, de certa forma, viajei comendo, no sentido de conseguir sensações quase sinestésicas durante uma simples refeição... Estão prontos para a viagem gastronômica? Hey ho, let's go!

Memórias de Ouro Preto
Em 2008 tive o prazer de viajar com meus amigos do curso de Artes Visuais da UEL pelas cidades históricas de Minas Gerais, para conhecer as incríveis construções barrocas e visitar inúmeras e encantadoras igrejas pelo interior mineiro. Todas as cidadezinhas por onde passamos têm seu charme, mas Ouro Preto tem uma aura especial... É como se você voltasse no tempo ao subir e descer as ladeiras de pedra, rodeadas por montanhas e quase que vigiadas pelas torres das igrejas que insistem em te observar de qualquer ponto da cidade... Lá visitei a Mina de Chico Rei , onde comi esse Feijão Tropeiro aí do lado... Sabor de Minas registrado! ;o)

Sabores de Floripa
Na virada de 2008/2009, sol de verão ardendo Brasil afora, fui com meu querido Jayme conhecer Camboriú e Florianópolis, SC. Por esses dias, experimentamos muitos petiscos à base de peixe ou camarão (adoro!), mas selecionaria essa gostosura aí ao lado para representar os sabores daquela viagem. Comemos essa Casquinha de Siri num barzinho chamado Toca do Urso , no mercadão municipal, no centro da ilha. Lugar bacana, cerveja gelada, pimentinha especial... Ficou na história sim!

Moqueca? Só capixaba...
Minha mãe é capixaba e, portanto, parte da família mora  no Espírito Santo. Por conta disso, ano sim, ano não, vamos para o litoral capixaba passar as férias e visitar a vó! Já cansei de ouvir os nativos de lá falando:  "moqueca é capixaba, o resto é peixada!" Bom, fato é que, de todos os peixes ao molho, digamos, que eu já pude provar, essa moqueca de badejo com camarão, acompanhado de pirãozinho e moquequinha de banana da terra é, simplesmente, incomparável! Por isso mesmo, ficamos fregueses fiéis do Cantinho do Curuca , em Meaípe. Hum...

"Gostinho do Rio, sabor que provoca arrepio..."
Começo parodiando a música Menino do Rio, do Caetano, mas essa é só pra quem tem mais de 30... Nas férias 2010/2011, eu e marido fomos para Búzios e Rio de Janeiro. A viagem foi ótima, ambos os destinos são muito bem conceituados não é à toa. Mas precisei escolher apenas um de tantos pratos para simbolizar essa viagem, gastronomicamente falando! Escolhi esse filezinho de peixe com crostinha de gergelim e molho incrível (agridoce de gengibre) que saboreamos no Boteco da Garrafa , juntinho dos Arcos da Lapa. 

E então? Eu não tinha razão? Onde mais eu comeria essas iguarias especiais? Amo Londrina, mas cada "coisinha" dessas aí guardam consigo um tiquinho de história dos lugares por onde andei... E ó, Foi Bem Bom... Outro dia posto mais uma coletânea de fotos da cozinha internacional!! Que tal?! Espero que tenham gostado,bjok, até...

6 comentários:

  1. Ai aí... ainda bem que participei de quase todas essas experimentações. Menos em Minas :(
    Mas a gente vai eu e vc! <3

    ResponderExcluir
  2. Hmmm nham nham! :-9
    Depois podia rolar um post de comidinhas internacionais! :-9

    ResponderExcluir
  3. até eu aprecio a moqueca do Curuca! pena que não iremos todos juntos nessas férias... leio seu blog com a sensação de estar lendo um livro famoso... adoro! bju, amo! Amanda Caçulinha

    ResponderExcluir
  4. Ai, florzinha anônima! Que bom que tem gostado do blog! E o Curuca, vamos combinar, que é A moqueca, não é só um peixinho... bjo também!

    ResponderExcluir
  5. Moqueeeeeeca! E tem gente que faz a maldade de me ligar toda vez que passa por lá. :D

    ResponderExcluir