quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Crepe Preguiça

Olá, pessoas? Tudo bem? Recuperados do feriado e, como eu e o Dimitri, ansiosos pela sexta-feira? A receita de hoje eu vi na tv. Sabe, adoro seriados de touquinha, como diz minha amiga Deise Minholi (tipo House, A Gifted Man e outros que se passam em ambientes assépticos!) e amo programas de culinária. Sou fã do Jamie Oliver, do Claude Troisgos, do Olivier, da Nigella e sempre fico babando e querendo fazer aqueles pratos incríveis - ou gorgeous! Gosto também das receitinhas mais basiquinhas, oferecidas diariamente nos programas matinais de todos os canais de tv abertos, mas como trabalho, normalmente não consigo assistí-los. No feriado acordei,  fiquei vendo tv e me senti compadecida com a situação atual das pobres crianças pobres, sem tv por assinatura... Cadê os desenhos que eu assistia a manhã inteira? Na Band, na Record, na Globo e na Rede Tv!, adultos se alternam entre sofás/cozinhas todo o tempo! E foi em um desses, especificamente no Mais Você da Ana Maria, que assisti a receitinha mais prática de crepe que qualquer um de vocês supunha imaginar! Papel e caneta na mão, cuidado para não se perderem nos ingredientes da massa!

  • 2 ovos
  • 4 colheres de creme de leite
  • sal e pimenta
Coloque em uma tigelinha e bata com um garfo mesmo! Utilize uma frigideira pequena com um bom teflon, quente e com um fio de azeite ou um tiquinho de margarina, para fritar os crepezinhos (use meia concha de massa para cada crepe). Nem precisa virar a massa, retire delicadamente e coloque em um prato para esperarem pelo recheio. Preciso ser sincera: quando comecei a fritar, perdi umas duas porções porque as massinhas colaram na frigideira e arrebentaram, mas troquei de panela, abaixei um pouco o fogo e daí deu tudo certo. O recheio, na verdade, é extremamente flexível, depende do tamanho da sua disposição e/ou vontade. Vou dar algumas sugestões, sendo que a primeira delas é a que eu fiz no dia, mas imagino algumas possibilidades - para servir quente ou frio, você que sabe! Do meu jeito, FICOU BEM BOM!
  1. meio potinho de cream cheese (ou requeijão), 5 fatias de tomate seco picadas, 3 folhinhas de majericão fresco,   pimentinha calabresa - amasse tudo com um garfo em um pires - fatias de peito de peru. Abra cada massinha, coloque o peito de peru e uma colher de sopa do recheio. Dobre em 4, voilá!
  2. Presunto ou Copa ou Parma, queijo provolone, cubinhos de tomate fresco, azeitona fatiada e orégano;
  3. Espinafre refogado no bacon e alho com queijo branco;
  4. Estrogonofinho de camarão;
  5. Patê de atum com azeitona que tem pronto no mercado;
  6. Frango desfiado, milho, catupity, sei lá!
E em último caso, está sem ideia mesmo, pega o cardápio do delivery da pizzaria - RESISTA! NÃO DISQUE! - e dá uma adaptada em alguma das opções, tenho certeza que funciona! Lembre-se: o mais importante na cozinha é ousar, aos poucos ir se arriscando em novos temperos e sabores, que é o que faz a diferença. Diversos tipos de pimenta, ervas variadas - tipo orégano, manjericão, alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha, sempre que possível frescos - mas não use todos ao mesmo tempo! - assim se valorizam os pratos e "agregamos valor" , "dando um diferencial" às receitas. Hahahahaha! Odeio termos clichês tanto quanto odeio quem fala menas! É isso aí! Aproveitem! E quem fizer algum dos pratos do blog, tira foto e manda pra mim, ok? Até!!!!!

6 comentários:

  1. Eu aqui olhando este post enquanto como um miojão sem graça. Sacanagem... ;-)

    ResponderExcluir
  2. Faz aí, Ila! Pro jantar! É super tranquilo, faz e tira uma foto para eu ver ;o)

    ResponderExcluir
  3. vou fazer!! pra mim e pra renatinha hj!! obbaa

    ResponderExcluir
  4. muito legal o blog! e das receitinhas que estão aqui só não conheço essa do Crepe, as outras são MARA!

    ResponderExcluir
  5. vou tentar fazer quando minha patinha sarar! já até criei uns sabores na minha cabeça.. uhuuulll

    ResponderExcluir