segunda-feira, 5 de março de 2012

Salmão ao Creme com Parrillada de Legumes

Oi pessoas! Tudo nos conformes? Aqui em casa continuamos a imaginar receitas que sejam realmente prazerosas de saborear e, nem por isso, pesadas. A meta é para longo prazo, não se diminui colesterol assim, da noite para o dia, da mesma forma que não foi assim, da noite para o dia, que o adquirimos. Sábado tivemos um jantar digno de grandes chefs ou restaurantes de bacana. O prato estava lindo, delicioso e saudável. Pena que comida boa não é, necessariamente, sinônimo de noite perfeita, mas isso é outra história que não cabe aqui... Lembro-me de ter feito salmão em casa uma única vez, há muito tempo, e não tinha ficado lá grande coisa, mas dessa vez, eu e minha parceira Kari, detonamos! Primeiramente, você sabe o que é uma parrillada de legumes? Eu e marido comemos em Buenos Aires, acompanhando um belo pedaço de picanha. Basicamente, Parrilla ou Parrillada é o churrasco tipicamente argentino ou uruguaio, feito num tipo de grelha diferente, mas que, no fim das contas, o resultado é um grelhado - ora, pois, não foi feito na grelha? Então... Parrillada de legumes são, na verdade, legumes grelhados. Anota aí os que nós usamos (porção para 4 pessoas):

  • 1 abobrinha
  • 1 berinjela
  • 1 cebola roxa
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 cenoura
  • 6 unidades de aspargos frescos
  • 4 dentes de alho
Todos os legumes devem ser higienizados e bem lavadinhos, até porque não é necessário remover a casca - só da cebola, óbvio. E todos eles, menos os aspargos, devem ser cortados em fatias médias, redondinhas, nem muito grossas, nem muito finas. Já os aspargos, despreza-se uns 3 centímetros da base do talo, que é a parte oposta à da "flor", e corta-se cada um em três partes. Todos os legumes serão grelhados apenas em azeite, temperando com sal e pimenta depois de estarem no ponto, que é mais para firme, crocante, nada de legume molengão. O alho bem picadinho foi frito à parte e espalhado por cima, direto no prato.
Tínhamos também no nosso jantar chiquérrimo um vinagrete de mariscos, que foram apenas cozidos em água e sal e depois temperados com sal, limão, pimenta, adicionando a eles um tomate, uma cebola e cheiro verde bem picadinhos. Agora o salmão:
  • 1 filé de salmão de mais ou menos 1 quilo, que deve ser temperado, com 1 limão espremido, meia xícara de vinho branco seco, sal e pimenta. Embrulhar em papel alumínio e levar ao forno quente por meia hora, desembrulhar e deixar mais uns 10 minutos para dar uma reduzida no temperinho. 
Enquanto isso, prepare o molho:
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de chá de margarina light
  • meio alho-poró cortado em rodelas finas
  • 1 vidro de champignon fatiado
  • meio sachê de requeijão culinário light - porque ninguém é de ferro!
  • 1xícara de leite desnatado
  • 1 cálice de cachaça
  • sal
Doure o alho na margarina, refogue o alho-poró, adicione o champignon fatiado. Enquanto refoga um pouco, dilua o requeijão no leite à parte, para que não fique com uma textura tão pesada. Adicione na panela com o refogado, misturando bem, e por fim, coloque a dose de cachaça (juro que não coalhou!). Acerte o sal. Monte os pratos com uma porção do vinagrete de mariscos, um pouco de cada legume grelhado, uma parte do filé de salmão coberto com o creme branco. Para finalizar o prato, foram utilizadas lascas de castanha, pimenta moída na hora e um raminho de manjericão. 
Olha... pode fazer, ficou bem bom!

3 comentários:

  1. Parece bom! nham!
    Eu que nem sou lá tão chegada em peixe, acabei pegando gosto pelo tal Salmão nesta viagem ao Japão. Mas na verdade foi no caminho, na Finlândia! nosso vôo fez uma conexão lá, e aproveitamos pra almoçar um Salmão com não sei o quê, haha, mas tava muito bom! - http://goo.gl/9Fi62

    ResponderExcluir
  2. Que tudo que ficou eu comi.... E muito saudavel!!beijos Le!

    ResponderExcluir
  3. Ila, seu salmão com não sei o quê parece ótimo! Eu acho que todo peixe é bom quando bem preparado, vamos tentar comer muito mais peixe lá em casa! E Kari, vc não só comeu, como fez, sua louca! Beijo, meninas!

    ResponderExcluir