quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Shawarma... conhece?

Olá! Tudo bem, meus caros - e raros -  leitores? Sabe, passamos por exames de rotina aqui em casa e, para minha imensa frustração, somos um casal colesterol-positivo, digamos... É, adoro cozinhar, adoro comer, mas a premissa do "aprecie com moderação" vale para tudo, tudo nessa vida... Daí a pessoa dá uma freada nas guloseimas e tenta procurar opções mais leves, menos gordas... Descobri esta receitinha no jornal local, na Folha de Londrina, e achei uma ótima opção para um lanchinho noturno. Esse sanduíche - o Shawarma - é como um "fast-food" de origem árabe e que tem diferentes denominações, dependendo do país. Por exemplo, kebab (origem turca), gyros (origem grega) e o famosérrimo churrasquinho grego no Brasil! Na verdade, são receitas similares na forma de preparo e na montagem dos sanduíches, com variações de temperos e molhos. Eu optei por fazer nossos shawarmas mistos, mas pode ser só de frango, só de boi ou até mesmo de carneiro. Olha só que delicinha:

  • 4 pães sírios (também conhecido por pão pita, é aquele bem fininho, que quando aberto ao meio se apresenta oco, tipo duas folhas) - Abrí-los delicadamente e reservar.
  • 200 gramas de alcatra
  • 200 gramas de filé de frango
  • meia cebola fatiada
Corte a carne em tiras finas e tempere com sal, pimenta (síria de preferência), cominho e ervas finas desidratadas. Aqueça uma frigideira e refogue em um fio de azeite, não deixando ressecar demais para não perder a suculência. Coloque a cebola para dourar. Prepare os complementos da salada:
  • 4 folhas de alface grande
  • 1 tomate picado em cubos
  • picles opcional (eu não gosto!)
Agora o grande diferencial do sanduíche. Com vocês, a pasta de alho:
  • 1copo de iogurte natural de consistência firme
  • 1 dente de alho amassado
  • cheiro-verde picado
  • gotinhas de limão
  • uma pitada de sal
  • azeite
Pode bater no liquidificador ou processar todos os ingredientes ou até mesmo misturar com um garfo, se preferir.

Montagem: passar o creme de alho no centro dos pães sírios abertos, colocar o alface e na sequência a carne e os demais ingredientes da saladinha. Enrolar com cuidado, como se fosse uma panqueca, cuidando para que os nutrientes não "fujam" do centro do pão. Aqueça o rolinho em uma sanduicheira ou frigideira, se quiser, mas eu preferi comer bem fresquinho e... ficou bem bom!

8 comentários:

  1. Adorei o post, pois você sabe bem que lá em casa, a situação não está muito diferente....e por favor publique mais comidinhas dessas para nós...beijos.
    Adoro você.

    ResponderExcluir
  2. Curti hein Lele, muito boa a receita!! Bjosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal! Três comentários, para mim, já é um IBOPE alto =) Significa que a receita valeu a pena, que bom! Obrigada, gente, espero mesmo que fique bem bom. Detalhe que eu acabei não contando no post: a receita do creme de alho que eu li, na verdade, não usa o iogurte, mas sim manda bater um copo de leite com óleo -muito óleo- no liquidificador até dar consistência de maionese... Mas daí eu acho que perde o sentido de ser um lanche sem gordura, porque maionese de óleo é bem trash, né? Mas quem quiser testar... Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas o creme de alho à base de iogurte foi o destaque da receita, Lê. amei! além de ter ficado com uma cara linda esse shawarma!

    ResponderExcluir
  5. Ótima a receita. Conheci este sanduíche no Paraná e estava a procura da receita do creme de alho. Realmente é o grande diferencial.

    ResponderExcluir
  6. Sugiro acrescentar milho, batatinha frita e pimenta árabe! Adoreeei a ideia do creme de alho com iogurte! Vou experimentar hoje!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela dica!! :)

    ResponderExcluir