terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Galinhada

E aí?! Como foram de Reveillon? Rolou ceia? Ou festa? Teve bom? Então tá, um ano novo bem bom para todos!!!
Sabe, se tem uma coisa que eu realmente não gosto é de desperdício... Seja lá do que for. E procuro não desperdiçar nada aqui em casa. Não é questão de ser "pão dura" ou "canguinha", como diz um amigo meu, é o caso de ser inteligente! Não gosto de ver por aí, por exemplo, pessoas varrendo calçada com água! Putz, mangueira não é vassoura! Já vi isso acontecendo até sob pedido de racionamento na cidade... Ei povo... Jogar comida fora é, para mim, outro desaforo meio irracional, afinal se você pagou por aquilo, é literalmente rasgar dinheiro! Criatividade na cozinha faz milagre, acredite! E meu marido até tirou um sarrinho da minha cara esses dias falando que eu sou o MacGyver da cozinha: me dá uma faca e dois legumes que eu resolvo tudo!
A receita de hoje é para propor um reaproveitamento interessante de frango assado, porque simplesmente requentar coisas também, ninguém merece, raramente fica bom. Quantas vezes compramos um frango assado e acaba sobrando quase metade? Aqui em casa acontece com frequência, daí tenho algumas soluções: ou vira torta, ou recheio de panqueca ou galinhada! É simples, rápido e rende bem. Anota aí:

 Galinhada
  • 1 cebola picada em cubos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 xícaras de arroz
  • 2 batatas descascadas, cortadas em fatias médias
  • 1 lata de milho verde 
  • 10 azeitonas picadas (ou pode por inteira mesmo, com caroço e tudo)
  • retalhos de frango cortados grossamente 
  • 1 tomate picadinho
  • 2 cubos de caldo de galinha caipira 
  • pitada de sal, uma pimentinha dedo de moça fresca picada, cheiro-verde e manjericão a gosto
Refogue a cebola e o alho em azeite, coloque o arroz (nem precisa lavar) e mexa, refogando normalmente; coloque a batata, o milho, as azeitonas, o tomate e o frango. Sugeri que se coloque em pedaços grossamente cortados, mais graúdos, mas se preferir pode usá-lo desfiado também, mas daí fica com mais cara de risoto. Deixe dar uma bela refogada, vai mexendo e pode colocar o caldo de galinha esfarelado - sugeri o "galinha caipira" porque é mais vermelhinho, conferindo uma corzinha bacana ao prato, mas pode ser o outro normal e a galinhada vai ficar menos corada. Coloque 4 xícaras de água quente, experimente para corrigir o sal, se precisar, e pode colocar a pimenta. O cozimento deve ser em fogo médio, para não queimar o fundo e com a panela semi-tampada, para que a batata cozinhe direitinho. Ao final, coloque as ervinhas e eu finalizei com cubinhos de presunto e queijo, mas é opcional - estava lá dando sopa!
Viu só? Na cozinha, tudo se transforma, basta um tiquinho de imaginação! Outra coisa: nada impede de usar frango normal, sem ser sobra, pode ser filé cortado em cubos ou uma bandejinha de frango à passarinho que já vem até temperado, mas daí precisa deixar fritar bem antes de colocar todos os outros ingredientes, fica bem bom também! 

3 comentários:

  1. Tá certa! Aqui, de gororoba de restos reveillon rolou risoto de tender e farofa de tender! haha, tudo para aproveitar o máximo! ;-)

    ResponderExcluir
  2. ótima idéia...aqui em casa também é comum aproveitar tudo!!!! parabéns le! e feliz 2012!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, meninas! A ideia era fazer este post na semana passada, para aproveitar o peru, mas acabei preferindo exibir o tender... Boa sorte para vocês neste ano (e nos próximos) e obrigada pelo "apoio moral" de sempre!

    ResponderExcluir