Oi gente! Como passaram de Natal? E a ceia? Teve bom? Usaram alguma das dicas de antes, tipo o bombom aberto ou os cookies? O que eu sei é que, nessa época, a tendência é pro "meio muito", pelo menos pra mim... Meio muito comer, meio muito beber, meio muito gastar, meio muito dormir... Completamente fora do prumo! Mas faz parte, depois a gente corre atrás!
Passei o Natal com minha família do Paraná, porque tenho a família (da mãe) que mora no Espírito Santo também; a família daqui sempre manteve a tradição de fazer ceia na noite de Natal, e a de lá, muitas vezes, opta por fazer um belo almoço no dia de Natal, com o maravilhoso carneiro da vó Maria, que primeiro é ensopado e depois vai ao forno... hum... Lembro-me de que, ainda pequena, tinha a curiosidade e a vontade de ajudar nos preparativos, mas nem sempre criança super ajuda, mais atrapalha... Daí era tia dando espanta sobrinho pra todo lado, e eu dava um rolê, disfarçava e acabava voltando ao redor da pia, do fogão e da mesa! Sobrava pra mim, no máximo, colocar a mesa ou encher bexigas para decoração... Mas eu sou brasileira, não desisti nunca e cá estou, como protagonista deste momento tão especialmente familiar, fazendo questão de contribuir com alguma coisa do meu jeito!
Dessa vez eu fiz o bombom de morango e o tender, e ambos ficaram bem bom (graças!!)
A receita de hoje ainda dá tempo de ser preparada para a ceia de Reveillon, para quem vai passar em casa com amigos ou família. Fácil, rápido e bacana, contribua com um Tender Especial ao Molho de Damasco que é sucesso!
- 01 tender (aquele "presunto bolinha")
- 01 pacote de 200g de damasco seco
- 01 xícara de água
- 02 xícaras de vinho branco seco
- 01 xícara de açúcar
- 1/2 pimenta dedo de moça
- 01 colher (chá) de margarina
- sal
- um punhadinho de alecrim (opcional)
Com uma faca, faça pequenos losangos ou quadradinhos na superfície do tender, levemente, (não é para fatiar ou retalhar, por favor!). Depois o tender deve ser embrulhado em papel alumínio e ir ao forno quente por 40 minutos aproximadamente. Enquanto isso, deixe o damasco de molho na xícara de água para dar uma hidratada por 15 minutos. Leve ao fogo o damasco, a água e o açúcar para aferventar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que o fruto esteja bem amolecido. Bata no liquidificador todos os ingredientes do molho e volte ao fogo para encorpar um pouco. Retire o tender do forno, desembrulhe do alumínio e pincele um pouco do molho, deixando no forno por mais uns 15 minutos para dourar. Sirva decorado como você preferir; como estava bem picantezinho, preferi não cobrí-lo todo com o molho porque sempre tem quem não goste muito de pimenta, então fiz uma caminha de molho e deixei uma molheira à parte para quem quisesse um toque extra de sabor. Já disse que FICOU BEM BOM hoje? Boa última semana ;)
Nham nham! eu também fiz tender, mas o meu foi com calda de Mapple Syrup, haha, final de ano é época de explorar a culinária e comer até rolar. Nham! :-9
ResponderExcluiroie tia, passei pra ver como é q tah o blog.. bj bj, thatá.
ResponderExcluir