quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Macarrão Parisiense

Hi people! How are you? Good? Tenho trabalhado bastante esses dias, já que ainda são muitas as pessoas que deixam tudo para o último mês, para as últimas semanas do ano, querendo soluções instantâneas para problemas antiquíssimos... Isso inclui reforma e pintura de casa e tratamentos de saúde! Sim, todos querem tratamento pronto até o Natal! Seja no dermatologista ou no dentista, o resultado é para agora! E dá-lhe ralar, mas ok, eu sei que dou conta como sempre! Em tempo: definitivamente, não sou desse time dos imediatistas... 
E aí, quanto mais a gente trabalha fora, mais praticidade a gente quer em casa, certo? Nessas horas, uma massinha ou pasta, como dizem meus parentes italianos é a melhor pedida! 

A receitinha do dia eu e meu amado Jayme Ayres experimentamos a primeira vez no Vilão, um bar tradicionalíssimo aqui  de Londrina, fundado em 1978 e que a gente adora! Escrevendo este post, fiquei curiosa em saber a origem deste prato, se tem alguma relação real com Paris ou é simplesmente, um nome de batismo, por assim dizer, no melhor estilo "arroz à grega" ou "frango à espanhola" etc. Não consegui encontrar uma explicação para o nome do prato, enfim, mas nem por isso ele é menos gostosinho! Quer ver que tranquilo de fazer? Não demora meia hora e essa porção é para 2!

Macarrão Parisiense:
  • meio pacote de macarrão (para esta receita, prefiro macarrão tipo "picado", esses de formato pequeno; usei o Farfalle, também conhecido como gravatinha, mas poderia ser Penne ou Fusilli - Neste site você pode conhecer um pouco mais sobre a história do macarrão, os diferentes formatos e seus nomes).
  • meia cebola picada
  • 2 dentes de alho picados ou amassados
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 500 ml de leite
  • 1 xícara de ervilhas frescas (adoro as congeladas, odeio em lata)
  • 300 g de presunto picado (mais ou menos 2 xícaras)
  • meia caixinha de creme de leite ou requeijão
  • sal e pimenta a gosto (usei a pimenta calabresa)
  • cheiro verde e manjericão
  • toque pessoal: aspargos frescos grelhados, porque sou fresca que só...
O macarrão vai ser cozido em água fervente com uma colherzinha de sal e um fio de óleo, como sempre, conforme toda embalagem orienta. Coloque a margarina em uma panela e nela refogue alho e cebola. Dissolva a maisena no leite, adicione ao refogadinho na manteiga e é hora de temperar com sal (mas eu sou sincera em dizer que normalmente não meço, talvez meia colher de chá seja suficiente). Mexa sempre para que o molho branco engrosse sem empelotar e, quando tomar uma certa consistência, pode colocar o presunto em cubinhos e a ervilha, esperando apenas o tempo necessário para que aqueçam. Por fim, acrescente o creme de leite, a pimenta e o cheiro verde e sirva imediatamente, porque caso contrário a tendência é que a massa forme um monobloco! Enjoy it! FICOU BEM BOM!!!


3 comentários:

  1. Esse "Topo! Porque não?" e esse "...fresca que só" me lembram uns cearenses! Olha a influência nordestina! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Lê!! esse eu já faço.. realmente é uma delícia.. eu adoro!! só nunca coloquei aspargos frescos grelhados.. uashduhasu.. snif, acho que não sou "fresca que só"!! aushuahs.. mas da próxima vez, vou colocar pra experimentar!! bjuxx

    ResponderExcluir