- 500 g de bacalhau dessalgado, pré-cozido e desfiado
- 2 xícaras de arroz arbóreo - especial para risotos
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- vinho branco seco
- pimentinha a gosto
- meia xícara de pimentão vermelho em cubinhos
- 10 azeitonas pretas picadas
- 4 fatias de presunto de peru picadas
- cheiro verde picado
- cubinhos de queijo gorgonzola (meia xícara mais ou menos)
- 1 ou 2 cubinhos de caldo de legumes (eu usei um caldo de funghi muito chique, italiano, que ganhei da minha amiga Karine )
- manteiga ou margarina
Assim como no quibe de frango que postei esses dias, a parte que dá mais trabalho é a pré-preparo: o bacalhau precisa ficar de molho em uma travessa com água de um dia para o outro, de preferência, para tirar o sal. A água do bacalhau deve ser trocada umas 4 vezes, ou seja, é necessário tirar o excesso de sal, lavando em água corrente, coloca de molho por umas 2 horas, troca a água, daí mais umas 2 ou 3 horas troca de novo, depois pode ir dormir de noite, não precisa levantar de madrugada para trocar a água não! Vai saber, né? Vai que leva muito a sério essa história de a cada 3 horas... Bom, no outro dia, pode trocar a água mais uma vez e aferventar o bacalhau por uns 15 a 20 minutos. Depois de esfriar um pouco, é hora de limpar e desfiar, removendo os espinhos e couro do peixe. Às vezes, em grandes mercados, encontramos o bacalhau já dessalgado para vender - resfriado - muito mais prático e rápido. Agora sim, vamos ao risoto!
O arroz arbóreo nunca deve ser lavado, já que o amido presente nele é muito importante para fazer a "mágica da liguinha" no resultado final do prato. Comece refogando o alho e a cebola em uma colher de margarina ou azeite, refogue também o arroz, mexendo sempre para não queimar ou grudar - se você tiver uma panela "wok", melhor. Agora é o momento de regar com vinho branco, o suficiente para envolver todo o arroz, mas não virar sopa, ok? Vai mexendo enquanto espera o vinho secar, adicione o bacalhau, depois o pimentão e a azeitona, dissolva 1 cubo de caldo de legume em 1/2 litro de água quente, regue o arroz com o caldo. Mexer sempre, não precisa ser o tempo todo, mas também não pode esquecer. Coloque umas gotinhas de molho de pimenta, ou pimenta calabresa em flocos, ou mesmo pimentinha fresca picada e acho que, neste momento, vale a pena provar a aguinha do cozimento para corrigir o sal - isso vai depender de quão salgado estava seu bacalhau - se achar necessário, coloque outro cubinho do caldo dissolvido. Não se esqueça que a azeitona e o queijo também são salgadinhos e contribuem no tempero, ok? Continue mexendo e acrescentando mais água quente ou caldo (com certeza vai mais do que o 1/2 litro inicial), até que você perceba que o grão de arroz está crescido, gordinho, prove se ele está macio, e não espere arroz soltinho porque é um risoto, gente! Para finalizar, mas ainda com o fogo ligado, coloque o presunto de peru, o queijo picado e uma colher generosa de margarina (ou meia caixinha de creme de leite, se preferir) e mexa bem, porém com delicadeza para não quebrar o arroz todo. Desligue o fogo e coloque o cheiro verde, servir logo, quente, salpicado com parmesão fresco ralado e um fio de azeite. Hum... Vou fazer de novo! Até mais!!!!!!!
QUE TUDO! QUERO MUITO FAZER ESSA RECEITA! PARABÉNS PELO BLOG LÊ....SUCESSO, BEIJOS
ResponderExcluirDessa receita eu participei e realmente ficou divino, maravilhoso.... Parabéns mais uma vez....beijão
ResponderExcluirPena eu não ter experimentado nenhuma das preparações que vc postou até agora! Vejo uma série no Travel and Living Chanel que lembro de vc o tempo todo, chama "Masterchef Australia", vc já viu?? Vc ia se dar muito bem lá! To ansiosa pela próxima receitinha... Beijo!
ResponderExcluir