E aí? Como foram de semana? Eu passei bem, mas tão bem e inspirada, que até fiz um docinho! Falo isso porque, se tem uma coisa que eu tenho certeza, é que sou muito mais "salgadeira" hoje em dia... Mas houve um tempo, lá quando eu era criança na pequena e pacata cidade de Iporã - long long time ago - que minha mãe era bancária e eu estudava um período e ficava o outro em casa, à mercê das coisas - boas - que crianças faziam nos anos 80: jogando betes na rua, assistindo tv ou jogando Atari, brincando de boneca, dançando Xuxa e... fazendo doces! Sério! Não raramente minha mãe chegava do trabalho e eu tinha feito aquele bolão, todo confeitado, com recheio e cobertura, ou então tinha feito carolinas, ou sonho, ou espera marido... Sempre fui um serzinho, digamos, "futuquento" na cozinha! Atualmente, como somos apenas dois aqui em casa e, além disso, moramos em uma cidade com uma boa estrutura gastronômica, com excelentes lugares para se comprar um quitutezinho, acabo preferindo comprar apenas a porção que pretendo consumir a fazer uma sobremesa inteira e me acabar de comer ou enjoar de ver o doce amanhecido na geladeira. Mas de vez em quando, rola!
A receita de hoje não requer grandes habilidade e, nem tampouco, muito tempo disponível para se dedicar: basta um pouco de vontade e 15 minutos de empenho! Sugiro especialmente para VOCÊ, que quer impressionar seus amigos ou familiares, se comprometendo a contribuir com a sobremesa em um jantarzinho e não levando um pote de sorvete dessa vez, ou ainda prometer a sobremesa da ceia de Natal e não aparecer com um panetone (de novo!). Ora, se a anfitriã quisesse um panetone ela mesma compraria, você não acha? Meu marido Jayme batizou de good good! Vamos lá, é simples:
Creme Branco:
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa (não muito cheias) de margarina
Levar os dois ingredientes ao fogo, mexendo sempre, até engrossar, como um brigadeiro quando vai desgrudando da panela, sabe?
Recheio:
- 1 caixinha der morangos lavados e cortados ao meio OU
- uvas OU cerejas OU
- nozes trituradas misturadas ao creme branco
Cobertura:
- 1 barra de chocolate meio amargo (170g)
- meia lata de creme de leite sem soro
Leve o chocolate picado em uma panela para derreter em banho maria - é quando se leva uma panela com água por baixo da panela com o "nutriente" propriamente dito, não tomando contato direto com a chama do fogão... Entendeu? Senão, siga o link banho maria ! Depois de derretido, apague o fogo e coloque o creme de leite - se for de caixinha, não dá para separar o soro; se for de lata, não agite e faça um furo na bundinha da lata (observe como ela estava em repouso no armário e faça o furo na parte que estava para baixo, daí você vai observar uma parte aguada escorrendo, é o soro).
Montagem: Em um pirex ou forma, coloque o creme branco todo, espalhando bem, forre com a fruta escolhida e cubra com o chocolate. Decore a gosto. Se a intenção for deixar a sobremesa linda além de gostosa, a ideia é comprar copinhos de aperitivo (copo de pinga!) e montar porções individuais, enfeite com folhinhas de hortelã, com fruta picada, ou chocolate ralado, ou mini confetes... Como imaginar!
Cada vez que meu marido dava uma colherada, ele falava: "isso aqui tá bom pra caralho, alecrim!" Ele tirou essa frase do filme ESTÔMAGO ! Assiste o trailer, fica a dica de um bom filme e de um doce que FICOU BEM BOM!