segunda-feira, 2 de abril de 2012

Feijoada Francesa: Cassoulet!

E aí, gente! Bem? Conhecem Cassoulet? Na verdade, o nome da postagem de hoje já dá a dica, né? Cassoulet é uma feijoada de feijão branco, aquele graúdo, mais comumente utilizado em saladas. Pelo que eu pude apurar nas minhas pesquisas, posso afirmar que é um prato de origem francesa, à base de feijão e carnes, que na sua versão mais nobre inclui peito de pato, perdiz, carneiro, porco e linguiças. O cozimento era feito lentamente em uma caçarola de barro, daí o nome Cassoulet. Mas hoje em dia, nesse nosso mundo contemporâneo, onde todos estamos ávidos por coisas rápidas, a gente pode cozinhar em panela de pressão mesmo que em um instante está pronto! Além disso, a versão mais popular, da qual eu fiz uma adaptação pessoal bastante simplificada, leva menos variedades de carnes, mais baratas e defumadas. Na França, este prato é tão comum que se encontra facilmente o Cassoulet pronto, em lata, igual as nossas latas de feijoada que tem no mercado - que eu já provei e dá pra comer, em caso de urgência!

Esse prato eu conheço (e faço) há alguns anos, uns 5 talvez, e ontem enquanto almoçávamos vorazmente, meu marido comentou: "hum... ficou bem bom, acho que você nunca errou essa receita!" E é verdade: claro que tem pratos que eu faço e um dia fica ótimo, em outro nem tanto... Deve ser assim com todo mundo, suponho que até mesmo bons chefes de cozinha têm um dia melhor que o outro... Da mesma maneira que um músico pode desafinar vez ou outra, ou um ator pode atuar melhor em uma cena que na outra, e que um pintor não pinta A Obra de Arte todo dia, enfim... Se cozinhar é uma arte, não há muita possibilidade de sair sempre igualzinho, né? 

Mas vamos aos trabalhos... Porção para 4 pessoas comerem bem:
  • 250 g de feijão branco - deixar de molho de véspera
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 1 cebola picada
  • 200 g de bacon bem carnudo em quadradinhos
  • 200 g de carne de porco fresca - tanto faz paleta, pernil, lombo, bisteca - cortada em cubos médios
  • 1 linguiça calabresa em rodelas
  • 2 paios em rodelas
  • 300 g de costelinha de porco defumada
  • 1 tomate não muito maduro picado em cubinhos pequenos
  • 1 xícara de pimentão amarelo em cubinhos pequenos
  • tempero completo, pimenta dedo de moça, cheiro-verde, alecrim ou louro
Como dito, o feijão deve ficar de molho em água de véspera ou pelo menos umas 6 horas, colocado em água morna. Cozinhe o feijão na panela de pressão com quantidade de água que ultrapasse em dois dedos, mais ou menos, a quantidade de feijão dentro da panela (entendeu?!). Depois que pegar pressão e a panela chiar, deixe no fogo por uns 20 minutos. Em outra panela grande - esta receita rende bem - frite primeiro o bacon, que vai liberar o óleo necessário para fritar, então, o alho e a cebola. Depois coloque a carne fresca, tempere com o tempero completo e frite bem. Por último coloque os defumados que são a costelinha e as linguiças e espere dourar todas as carnes. Acrescente o tomate e o pimentão, a pimenta, o alecrim, espere os legumes murcharem e, por fim, coloque o feijão pré-cozido. Agora deixe ferver bastante, todos os ingredientes juntos, para que o feijão absorva o sabor delicioso das carninhas e engrosse o caldo, mexendo de vez em quando. Cheiro-verde por último, sempre. Servi com arroz branco e salada de folhas verdes. Ficou tão bom que meu irmão, quando comeu, passou um tempão me chamando de "Cassulenta"! :)  

2 comentários:

  1. Nossa, quando minha mãe faz, eu como até passar mal... de verdade!Adoro!!!

    ResponderExcluir
  2. Hum... prima, pelo que eu me lembro da nossa infância, o feijão normal da sua mãe já é um escândalo de bom, isso aqui deve ficar delícia! Beijo ;)

    ResponderExcluir