sábado, 28 de janeiro de 2012

Abobrinha Recheada

E aí, moçadinha? Tudo bem? Com essa, me lembrei do meu professor de matemática da oitava série nos longínquos anos 90, sr. Wilson, que toda aula nos cumprimentava desse jeito... Além de ter me apelidado de "rainha dos atalhos", porque eu queria fazer as contas do jeito mais simplificado que eu pudesse, fazendo de cabeça mesmo tudo que fosse possível e descrevendo minimamente o raciocínio - e ele pirava, achando às vezes que eu estava colando! Pensando bem, acho que sempre tive uma tendência meio prática, de fazer as coisas mais instintivamente, porque assim como eu simplificava as contas na matemática, hoje eu tento ser bem desenrolada cozinhando!
Devo confessar, também, que tenho um vício: sou louca por abóboras, todas elas, verdinhas ou laranjas, arredondadas ou mais compridinhas... AMO! E o prato do dia é uma delicinha saudável, anota aí:

  • 2 abobrinhas (menina ou essa redondinha aí da foto, com a maior cara de abacate!) 
  • 500g de carne moída
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1/2 tomate picado
  • sal, pimenta, temperos verdes
  • queijo provolone ou parmesão para gratinar 
Modo de preparo: com uma colher, remova o miolo da abobrinha ainda crua, como aparece na foto aí em cima; se a abobrinha for daquelas mais compridinhas, tipo menina, corte uma tampinha em uma das extremidades e, delicadamente, vai cavando um túnel para acomodar o recheio.   Dê uma aferventada nas abobrinhas em água, testando com um garfo quando elas estiverem macias. Antigamente, eu fazia o recheio com arroz misturado à carne crua, cozinhando todos os ingredientes ao mesmo tempo, mas depois que fiz desse jeito, sem arroz e com a carne refogada primeiro, elegi esta maneira a minha preferida. Bom, refogue a carne normalmente, fritando alho e cebola em azeite primeiro, depois a carne, por fim o tomate picado e os temperos. Recheie as abobrinhas com a carne, cubra com  o queijo e leve para gratinar ao forno por 15 minutos, em uma forma com azeite ou com uma caminha de molho de tomate. 

Esta mesma receita pode ser tomada como base para rechear pimentão, por exemplo, mas ao invés de aferventá-lo em água, leve-o ao microondas em um saco plástico por uns 4 a 5 minutos para deixá-lo cozidinho; outra dica, o pimentão verde costuma ser o mais forte, indigesto e, por isso, acho que tem um alto índice de rejeição - conheço um monte de gente que faz careta para pimentão - enquanto que o amarelo e o vermelho são saborosos na medida certa. Testa aí, garanto que FICOU BEM BOM! ;)

2 comentários:

  1. lombriguei demais isso... que vontade de comer abobrinha recheada!! vi que vc fez uma salada lindona pra acompanhar também... enfim, vc sabe que eu ia amar, né? nhami!

    ResponderExcluir
  2. Sim, florzinha, eu sei que você ia amar!! Não tem como comer "os leguminosos" dessa classe e não pensar em vc!! Mas faz aí, ué!? Siga as dicas e boa sorte! ;)

    ResponderExcluir