quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quiche Três Queijos (também conhecido por Torta de Cebola?!)

Olá caros -e raros- leitores! Saudades? Eu, sim. Uma coisa que eu tenho reparado ultimamente é que a gente acaba fazendo uma seleção pessoal de comidinhas e, por mais que você varie razoavelmente, acaba caindo nas mesmas receitas preferidas com frequência... E olha que meu repertório nem é tão restrito assim! Mas parei para ver minha fototeca culinária e percebi que acabo fotografando as mesmas receitas em dias diferentes... Essa de hoje, por exemplo, eu tenho três fotos distintas "apenas". Mas vamos combinar que é um prato super versátil, além de fácil e delicioso... Faço às vezes como prato único, para jantar, acompanhando apenas uma saladona de folhas, já fiz como entrada para acompanhar a bacalhoada da Sexta-feira Santa, e até mesmo como canapés na ceia de Natal e aniversário.
` Curioso é que, quando anotei esta receita há alguns anos, executada pela Ana Maria Braga, o nome era "Torta de Cebola". Há pouco tempo descobri, no entanto, que existe o tal do Quiche... Eu ouvia falar e tal, mas não sabia, na real, qual a diferença entre torta e quiche. Você sabe? Então vamos lá, explicando brevemente, segundo a Wikipedia: "Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, esta torta é originária da Alemanha, no Reino Medieval hoje em dia chamado de Lorraine. A palavra "quiche" vem do dialeto da região da Lorraine, "kuchen" que significa torta. Originalmente, a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos, acrescida de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ser acrescida de todo o gênero de ingredientes. A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos, na década de 1950. Hoje, pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original Quiche Lorraine, até aqueles com alho-poró, champignon, espinafre e mesmo peixes, como o salmão".
Melhorou? Agora é só imaginar comigo: pensa em uma empadinha, que é um recheio de qualquer coisa, cercada de massinha fina e crocante por todos os lados? Certo? Então, removendo-se a camada de cima da empada, temos o "formato" do quiche e o recheio mais tradicional é o de queijo. Mão na massa então:

Massa
  • 2 xícaras de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 1 gema
  • sal a gosto
  • 4 colheres (sopa) de leite
Com os dedos, vá misturando a farinha e a manteiga, fazendo uma farofa. Adicione a gema e misture bem. Acrescente o sal e o leite e forme uma massa homogênea. Escolha um pirex de vidro de tamanho médio ou uma forma desmontável e forre com a massa, trabalhando também nas laterais da forma. Pré-aqueça o forno.

Recheio
  • 2 cebolas em rodela
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 3 ovos (mais a clara que sobrou da massa)
  • 1 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de queijo mussarela ou prato ralado grosso (ou picadinho)
  • 1/2 xícara de parmesão ou provolone ralado grosso (ou picadinho)
  • 1/2 xícara de queijo branco ou ricota ralado grosso (ou picadinho)
  • escolha entre manjericão, tomilho ou alecrim para perfumar seu quiche
  • pitadinha de sal
  • Opcionais: pimenta fresca picada, neste da foto tinha rodelas de alho-poró e um pedacinho de bacalhau desfiado, mas só de queijo já é super bom
Refogue as rodelas de cebola no azeite até que fiquem meio transparentes - murchem - e retire do fogo. Tempere com o sal e a ervinha escolhida. Espere a cebola esfriar uns minutinhos para não cozinhar o recheio. Numa tigela, misture os ovos, o creme de leite, os queijos (percebeu que qualquer um serve?) e coloque as cebolas. Experimente o sal, coloque a pimentinha se quiser e todo este creme vai sobre a massa ainda crua. Levar ao forno médio até dourar, uns 30 minutos.
Bem bom..... =D

2 comentários: